Sabe quando você escreve um texto e sente que ele precisa de algumas alterações para ficar melhor? Você senta, lê, relê, mas não tem muita ideia do que fazer para conectar as palavras de um modo mais agradável? Você precisa de um revisor.
O revisor de texto é aquela pessoa que funciona como beta reader; ele vai analisar o que você escreveu, corrigir os erros de português e de digitação e também alterar a estrutura empregada na escrita – caso necessário. Ele é o responsável por deixar um texto mais fluido, sem ambiguidades não-intencionais e adequado ao contexto no qual será empregado.
Muitas empresas hoje em dia, principalmente redações, tem deixado de contar com esse profissional e passado a confiar em corretores automáticos. Isso é um erro! O computador nunca terá a sensibilidade para aprimorar um texto do modo que um revisor tem. Portanto, se você trabalha com produção textual, não deixe de contar com essa ajuda.
E o que é necessário pra ser um bom revisor?
Ter um conhecimento aprofundado de gramática é essencial. Alie isso ao gosto por leitura, atenção quanto a detalhes e ampla vivência de mundo – ou vontade de conhecer novas fontes – e você já pode começar a estudar a área. Muitos revisores são formados em Letras, o que é um diferencial.
Gostou do post? Deixe seu comentário logo abaixo!