Bom dia, boa tarde ou boa noite queridos transcritores e acompanhantes do blog da Audiotext!
Vocês conhecem as variações na forma de transcrever um áudio em texto? Então fiquem ligados! Hoje conversaremos um pouco mais sobre os dois tipos de transcrição com as quais trabalhamos aqui na Audiotext.
Normalmente, quando conversamos entre nós, repetimos diversas vezes expressões como “É, então, aí, etc,”, além de gírias e trejeitos. Obviamente durante uma gravação, audiência, entre outros, isso também ocorre. É exatamente aí que surge a distinção entre os tipos de transcrição de áudio.
Os dois modelos de transcrição de áudio em texto que oferecemos na Audiotext são baseados na quantidade de informação que cada serviço contratado necessita. Se for identificado que a transcrição necessita ser de mais fácil compreensão, com a exclusão de palavras como as já citadas, é aconselhada a opção Padrão, onde nossos Texters priorizam por deixar a mídia transcrita de forma mais clara e compreensível, facilitando assim a fluidez na leitura. Que tal um exemplo para facilitar a compreensão?
Exemplo 1:
Sandro: Claro que é. Por que não seria? Não sei se é desse. Pode ser de outros. Então, ele não sabe. Agora não é hora.
Exemplo 2:
Juliana: O que você está falando é ridículo.
Fernanda: Não era o que você queria ouvir e agora você tá me falando este absurdo. Tudo bem, vou aceitar.
Existem porém alguns serviços que necessitam de uma especificação de tudo que foi dito no áudio, da forma mais clara e completa o possível, cada vírgula, cada pausa, cada hesitação. Para isso existe a transcrição Ipsis Litteris. Nesse tipo de transcrição de áudio, nossos Texters transcrevem exatamente tudo, e principalmente, da maneira que foi dito. Palavras repetidas em sequência, pausas, trejeitos e figuras de linguagem são 100% inseridas no documento. Para entendermos melhor, segue um exemplo de como a transcrição é feita:
Exemplo 1:
Sandro: Aham, claro que é. Por que que não que seria? Não. Não sei se é desse. Pode ser de outros. Neh?
Sophia: Uhum.
Sandro: Então, assim, eh…ele…ele…ele não sabe. Ele não…agora não é hora.
Exemplo 2:
Juliana: O que você tava me falando é ridículo e não faz nenhum…
Fernanda: …não era o que você queria ouvir e agora você está me falan…
Juliana: …mas você aca…
Fernanda: …agora você tá me falando este absurdo. Tudo bem, vou aceitar.
Muito legal entender um pouco mais de como é feita uma transcrição, não é? Nós temos várias matérias legais aqui no blog da Audiotext para você que quer aprender um pouco mais! Não deixe de seguir nossa página no Facebook para ficar sempre por dentro das novidades.
Até mais!