A degravação é a passagem do conteúdo falado, contido em áudios e vídeos, para texto, respeitando formatações e regras específicas.
Existem diversas formas de transcrever um arquivo. A forma mais comum é por meio da contratação de empresas e profissionais especializados no ramo.
A precisão e acurácia da degravação podem atingir 100% sempre que profissionais a realizam.
A degravação é um termo usado principalmente no meio jurídico para se referir a transcrição de áudio para texto para fins jurídicos. Ela, portanto, tem uma conotação de uso jurídico e a diferencia de uma transcrição comum. Nesta modalidade todas as falas são passadas para texto na íntegra, sem nenhuma edição ou alteração da forma da fala e como as palavras foram ditas.
Por isso também chamamos a degravação de transcrição Ipsis Litteris, que significa na íntegra. Ademais, possui marcação de tempo por fala, o que facilita a localização de cada trecho de fala em sua respectiva gravação.
As mídias mais transcritas são audiências, depoimentos, escutas telefônicas, gravações de reuniões presenciais, conversas pessoais, áudios de WhatsApp. Ou seja, conteúdos com o futuro potencial de uso em algum processo ou litígio.
Independente da mídia, do assunto ou natureza do processo, é necessário que tudo o que foi falado na gravação esteja 100% na íntegra no texto. Dessa forma, podemos dizer que a degravação tem alta precisão e acurácia inegavelmente.
Durante os nossos mais de 12 anos de experiência conversamos com muitos clientes para entender quem eles são e quais as destinações eles para uma degravação. Enfim, chegamos em 2 grupos: o cliente final e o advogado.
O cliente final, na maioria das vezes, utiliza o documento como prova em seu processo, já que a degravação possui valor legal.
O advogado, além de elemento de prova, utiliza para facilitar uma reunião com um cliente, para extrair trechos para estudo e construção do relatório de um caso, elaboração de uma tese de um processo, auxílio em audiências de instrução, entre outros.
A degravação têm fundamental importância em diversas áreas do direito, sobretudo dentro do direito criminal, empresarial, trabalhista e eleitoral. Encontrar o conteúdo relevante ao processo diante de centenas de horas de áudio sem a ajuda de uma degravação é uma tarefa improdutiva.
Portanto, além de todos os usos e benefícios já citados, ter uma transcrição de um arquivo gravado torna o áudio buscável. Agora, você poderá buscar palavras diretamente no texto ao invés de tentar encontrá-los diretamente na gravação.
Sim, você pode. A degravação tem valor legal. No entanto, a pessoa mais indicada para lhe auxiliar em assuntos relacionados ao processo é o seu advogado. Consulte-o sempre que tiver alguma dúvida. Recomenda-se que caso seja uma prova principal, elabore também uma ata notarial da transcrição em um tabelionato de notas. Isso fará com que o documento também tenha fé pública. O tabelião valida o conteúdo do documento e dá fé pública de que o conteúdo escrito também foi de fato dito no áudio.
Ao realizar a degravação de suas mídias, sejam audiências, reuniões com clientes ou depoimentos, o advogado economiza muito tempo tendo todo o conteúdo gravado passado para texto já em suas mãos. Confira os pontos principais para a solicitação desse serviço:
– Contratação do modelo ideal de degravação de áudio: ipsis litteris – transcrição na íntegra do seu áudio.
– Conteúdo de áudio em texto em apenas algumas horas.
– Você pode contratar o serviço de degravação de áudio on-line, de qualquer parte do país.
– O advogado não precisa se preocupar com mais nada, apenas receber a degravação pronta.
– Análise: o juiz leva menos tempo ao ler um depoimentos do que ouvir e o advogado tem a opção de marcar partes relevantes no material.
– Consulta: na degravação é comum haverem marcações de tempo por fala no formato [hh:mm:ss]. Dessa forma, é fácil consultar na mídia original em qual momento cada diálogo aconteceu com extrema precisão.
– A degravação de áudio em texto contém pontos chave decisivos para responsabilizar ou inocentar um réu.
– O nível de precisão é importante para o êxito do processo.
– Degravações feitas por pessoas tem alto grau de acurácia mesmo quando a gravação possui uma qualidade inferior.
– Estagiário x Audiotext: são, em média, 20 minutos degravados por dia de um estagiário, contra mais de 1.000 minutos por dia entregues por nós, utilizando transcritores especializados.
Com a degravação de áudio, o advogado tem provas suficientes para que o resultado final de um processo seja um sucesso. É só ver no jornal: quantas respostas surgiram na Operação Lava Jato ou na prisão da médica do Hospital Evangélico de Curitiba, por meio de depoimentos degravados? Confira outra matéria sobre a prisão da médica, aqui.
Para que um advogado trabalhe livremente em seus processos, a degravação de áudio é um eficiente modelo de prova. Então, ela é de extrema importância para a economia de tempo do advogado, seja ela feita a partir de um depoimento, escutas telefônicas, entre outros meios. A Audiotext é especializada em degravação de áudio para o setor jurídico em todo o Brasil. Entre em contato.