Olá, pessoal! Chegou mais uma fornada fresquinha do Trabalho com fone, mas não sou DJ! Cuidado que está quente ;). Conforme dei spoiler no último post sobre aplicativos de gravação de áudio no celular, iremos conversar hoje sobre como gravar bem um áudio pelo celular, quais fatores atrapalham a captação e cinco dicas para evita-los.
1. Limite as distrações do próprio telefone.
Quando for se preparar para começar a gravação, desabilite os sons do seu celular, como notificações, mensagens, ligações, etc. O ideal é colocá-lo no Modo Avião, pois assim não há possibilidade de interrupção e as funções de gravação continuam inalteradas. Caso precise deixar o celular no vibratório, deixe-o em uma superfície que vibre pouco, pois uma pequena vibração já gera um grande ruído no áudio.
2. Configure seu telefone.
Como já mencionamos antes, leia nosso post anterior sobre aplicativos de gravação de áudio para ter uma ideia do que fazem e encontrar algumas opções. Os aplicativos nativos de gravação de áudio que encontramos nos smartphones convencionais, quando os encontramos, são muito limitados. Encontre uma opção de seu agrado na loja de aplicativos para configurar a captação a sua necessidade, ou mesmo à necessidade do ambiente em que será gravado.
Outro ponto importante é verificar em qual qualidade o áudio será gravado. O ideal é gravar na melhor qualidade disponível, porém os arquivos ficam com grande tamanho e talvez seja necessário limpar um pouco a memória do seu celular para que caibam.
3. Escolha bem o local de gravação.
Talvez o ponto mais importante, e frequentemente ignorado, ao se captar um áudio e gravá-lo seja o local escolhido para a gravação. Cada cômodo e situação é diferente, e é fácil ignorarmos os pequenos sons e ruídos a nossa volta, pois em pouco tempo nos acostumamos a eles. Barulhos como conversas de terceiros, televisores, rádios, música ambiente, ar-condicionado, portas e janelas sendo abertas ou fechadas, dentre outras diversas coisas, impactam na qualidade da sua gravação muito mais do que você imagina. Por exemplo, ao se gravar em ambientes externos, um dos maiores obstáculos é o vento, que na gravação se transforma em ruído. Quanto melhor a sensibilidade do microfone, mais uma leve brisa soará como um furação.
Assim sendo, alguns cuidados são necessários. Se possível, o melhor a se fazer é chegar mais cedo no local escolhido e fazer um teste gravando o som do ambiente. Escute-o com atenção e detecte quais são os possíveis obstáculos. É necessário mudar de lugar ou se distanciar de possíveis fontes de ruídos? É possível ficar mais próximo do objeto de interesse da gravação? É necessário colocar algo suave, como uma tolha de mesa ou um guardanapo, embaixo do seu telefone para diminuir os ruídos causados por coisas como talheres ou copos sendo colocados na mesa?
4. Microfone.
Outro ponto importante e às vezes esquecido é o posicionamento do microfone do celular. Caso ainda não saiba onde ele fica, na maioria dos celulares se encontra embaixo, ou na parte inferior do celular. Encontre-o e o alinhe para longe de fontes de ruídos e na direção do objeto de interesse. Teste o ângulo de captação, pois leves modificações podem fazer grande diferença. Caso esteja gravando uma conversa entre duas pessoas, posicione o celular entre elas de maneira que ambas soem audíveis e da maneira mais clara possível. Caso grave apenas uma pessoa ou sua própria voz, posicione o microfone a uma distância razoável da boca para assegurar uma captação clara do áudio, e quando estiver segurando o aparelho durante a gravação, preste atenção para não cobrir o microfone com sua mão.
Embora a qualidade dos microfones embutidos nos celulares venha cada vez mais aumentando, há um limite do que se pode fazer com eles. Dependendo da regularidade com que você grava e a qualidade que você necessita, é extremamente interessante pensar em comprar um microfone externo. Vários smartphones e tablets hoje possuem uma entrada para se encaixar um microfone externo, e os ganhos são enormes. Com ele é possível captar áudios com muito maior volume e clareza, além de aumentar suas opções de controle de sensibilidade, fator que ajuda muito ao se lidar tanto com ambientes quietos como barulhentos.
5. Dica: use fita adesiva para gravar em ambientes barulhentos.
Na maioria dos casos os microfones embutidos nos celulares não são feitos para captar uma conversa em um ambiente barulhento e cheio de ruídos, mas são configurados para um alcance específico e estreito de intensidade sonora. Quando você estiver gravando em um ambiente com alta intensidade sonora, como uma banda tocando, o som captado pode ser muito mais intenso do que o alcance da sensibilidade do microfone, o que significa que o som simplesmente não é registrado ou soa distorcido. Ao se colocar um pequeno pedaço de fita adesiva em cima do microfone, tomando cuidado para não ter bolhas de ar ou rugas na fita, é possível “mutar” ou abafar esses sons acima da sensibilidade do aparelho, possivelmente melhorando a qualidade de captação. Cada material causa um resultado, então teste fitas de materiais diferentes e veja qual se adequa melhor ao que você necessita.
Então, recapitulando: silencie os sons do seu celular, configure-o adequadamente, escolha o local ideal, posicione bem o microfone e, se necessário, cubra-o com fita adesiva. Seguindo essas dicas, você vai perceber que suas gravações serão muito mais claras e audíveis, facilitando muito a vida do ouvinte.
E, claro, se precisar de uma transcrição, a Audiotext estará muito feliz em lhe ajudar :D. Caso tenham dúvidas, críticas, ou mesmo dicas e técnicas para compartilhar com a gente, entre em contato via nosso site ou fanpage. Até o próximo post!