Entrar em contato no WhatsApp
backtop

Soldado ferido! A transcrição por voz como auxílio quando com mãos machucadas.

  • Soldado ferido! A transcrição por voz como auxílio quando com mãos machucadas.

    Olá, pessoal! Estamos aqui com mais um post da coluna Trabalho com Fone, mas não sou DJ! No post de hoje abordaremos uma situação inusitada e incômoda: como transcrever quando nosso principal instrumento de trabalho, as mãos, estão machucadas – ou você de alguma forma está impedido de digitar?
    02-02

    1. A transcrição por voz.

    Um plano B é nos aproveitarmos da inventividade humana e utilizarmos os softwares ou sites de transcrição por voz. Através deles conseguimos transcrever áudio em texto de forma pouco convencional: falando. Ou seja, você precisaria de um fone de ouvido e de um microfone. Dessa forma, você escutaria o áudio a ser transcrito e falaria as palavras no microfone usando um software ou site especializado, os quais registram o que você falar e escrevem em forma textual.

    2. Vantagens e desvantagens.

    A vantagem mais óbvia é exatamente poder transcrever áudio em texto sem precisar digitar, seja por mãos e/ou braços machucados ou qualquer outro motivo. Além disso, é muito mais rápido você falar um texto, fazer um ditado, do que digitar. Então, é possível conseguir transcrever em torno de 20 minutos de áudio em uma hora de trabalho, variando de pessoa para pessoa, o que é uma média ótima.

    Porém, temos o outro lado. Ao transcrevermos por voz muitas vezes é complicado colocar pontuações e organizar a estrutura do texto de maneira clara, o que faz com que seja sempre necessária uma grande revisão após a transcrição. Dependendo do tamanho e da complexidade do áudio em questão e das habilidades revisionais do transcritor, esse processo pode ser longo e extremamente trabalhoso, o que causa um gasto muito grande de tempo. Portanto, no final das contas você pode adicionar entre uma a duas horas de tempo a mais gasto com revisão, fazendo com que a média transcrita por minutos fique igual ou mesmo menor do que a média padrão ao digitarmos. Claro, isso varia muito de transcritor para transcritor, mas é algo a se ter em mente quando considerar esta opção.

    3. Exemplos de software e site de transcrição por voz.

    Como já mencionei em um post anterior, um dos softwares mais famosos de transcrição por voz e automatizada é o Dragon NaturallySpeaking, feito pela empresa Nuance. Provavelmente o software mais famoso para esse fim, o Dragon possui ótimas reviews de crítica e usuários. A grande desvantagem é que ele é pago e em dólar, diminuindo muito seu custo-benefício.

    Uma segunda opção é o site SpeechNotes, que é gratuito e apresenta várias das funções básicas encontradas nos softwares pagos de transcrição por voz. Sua maior desvantagem é não ter muitas opções avançadas, mas seu custo-benefício é enorme, sendo uma alternativa muito popular em relação ao Dragon.

    Sendo assim, agora sabemos que é possível continuarmos transcrevendo mesmo de “mãos-atadas” :). Apenas devemos manter em mente as vantagens e desvantagens da transcrição por voz e entendermos que é um outro processo de trabalho, o que também exige adaptação. Portanto, meus caros soldados da grande batalha que é a transcrição, espero que tenham gostado do post de hoje. Caso não queiram transcrever via voz, nós da Audiotext sempre estamos aqui para transcrever seus arquivos de áudio com qualidade e eficiência! Até o próximo post, e nas palavras do grande mestre Stevie Wonder: “soldiers, keep on warring!”.

Gostaria de entrar para nossa equipe?

Seja um Texter

PROCESSO SELETIVO SUSPENSO

Agradecemos seu interesse em trabalhar conosco.
O processo seletivo está suspenso por tempo indeterminado. Retorne a essa página de tempos em tempos para verificar se abrimos novamente.

×
ATENÇÃO: se você usa Hotmail e Outlook, adicione o e-mail falecom@audiotext.com.br em seus contatos. Caso não receba o orçamento em até 5 minutos após o preenchimento, verifique sua caixa de SPAM!