O closed caption é uma forma de legenda oculta enviada principalmente para televisores através de um sinal de captação, com sua ativação sendo definida pelo controle remoto. É comum a utilização desse recurso em ambientes cheios, em que o barulho é alto e não é possível ouvir o programa. Entretanto, a maior revolução do closed caption consiste na inclusão social das pessoas com deficiência auditiva.
No caso desse tipo de legenda, além do conteúdo falado, ela também informa sobre outros tipos de sons no ambiente, como, por exemplo, trovões, palmas, risadas, etc. Esse é o principal fator que auxilia na inclusão social, pois permite que os deficientes auditivos tenham uma experiência o mais completa possível ao assistir um programa.
Exemplo de closed caption em uma programação.
Processo
O closed caption de programas ao-vivo é realizado através de um estenótipo, máquina que utiliza de uma fonética simples para transcrever textos. O estenótipo é conectado a um computador que verifica a grafia da palavra e, com a intervenção de um editor, o texto final é enviado a um satélite para ser transmitido a todo o país.
Para programas gravados, as legendas são inseridas de modo offline e permitem revisões gramaticais e ortográficas, além da marcação exata do tempo. Por isso, a precisão na transcrição é muito maior em novelas do que em jornais, por exemplo.
Problema
É muito comum – especialmente em programas ao-vivo – que a transcrição ocorra com erros. Isso se dá, pois o software não consegue reconhecer a articulação da voz de forma eficaz. Também, quando o programa possui falas simultâneas ou muito rápidas, o processo é atrapalhado.
Entretanto, esse tipo de legenda se mostra como um verdadeiro avanço na inclusão social, além de auxiliar pessoas que buscam praticar outro idioma, quando o programa é estrangeiro. A tendência é que se aperfeiçoe com o tempo e que, até 2017 – segundo o Ministério das Comunicações -, toda a programação televisiva contenha esses elementos de acessibilidade.
O que achou do nosso post? Comente sua opinião na nossa caixa de comentários!